Culinária da Europa

Turistas vão a Europa por diversos motivos. As construções históricas, os monumentos e os museus estão entre as principais atrações do continente. Mas há também aqueles que viajam apenas para conhecer a culinária da Europa, uma das mais importantes da gastronomia mundial.

A influência europeia não é só visível nas nações colonizadas pelos países do continente. A cultura da Europa está presente em quase todo país, de maneira direta ou indireta. Suas comidas típicas e pratos tradicionais hoje são apreciadas diariamente nos quatro cantos do globo.

A influência dos países europeus como a Itália e França no modo de comer teve um impacto profundo na alta e baixa gastronomia. A Europa possui uma culinária com gostos marcantes, ingredientes fortes e precisão na preparação dos pratos.

Conheça sobre a culinária dos principais países europeus lendo abaixo*. Se desejar saber mais, como nomes de pratos e receitas, bem como a história da cozinha de cada país, clique nos respectivos links de cada país. Boa leitura!

ALEMANHA

A culinária

Conhecida pela comida pesada, a Alemanha adora preservar sua gastronomia. A prova disso é que trata-se do segundo país com mais restaurantes na Europa (perde apenas para a França). O alemão aprecia comer tomando uma boa caneca de cerveja.

O que comem

Entre as carnes que mais consome estão bife, frango e porco. Mas ele também adora salsichas, pois são mais de 1.500 tipos diferentes no país. Embora conhecidos pela culinária pesada, os alemães adoram vegetais. Preparam guisados e sopas com legumes e acrescentam alimentos como repolho, nabos, cenoura e ervilhas.

Pratos típicos mais famosos

Apfelstrudel

Chucrute

Sauerbraten

 

ESPANHA

A culinária

A Espanha sempre foi diversificada por causa das diferenças entre os povos que formaram o país. Isso se reflete na culinária espanhola, que agrega alimentos de distintos povos. Por ser uma nação que se esforça para preservar suas tradições, tem preferência por pratos de séculos atrás.

O que comem

Entre os ingredientes mais utilizados na preparação das comidas típicas espanholas estão azeite, alho, queijos, peixes, frutos do mar e salsichas. Assim como os vizinhos portugueses, adoram diversos tipos de doces.

Principais pratos típicos

Chicharrón

Paella

Zarangollo

 

FRANÇA

A culinária

Possuindo uma das culinárias mais lembradas e apreciadas, a França é conhecida pelos seus saborosos queijos e deliciosos vinhos. Em 2010 a gastronomia francesa foi considerada, pela UNESCO, um “Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo”, dada a importância dos seus pratos.

O que comem

Muitas das receitas levam carne e temperos fortes e afrodisíacos. Os franceses comem coelho, porco, carneiro, frango, vaca e até mesmo sapo. Entre os vegetais, apreciam cebola, berinjela, alho-poró, nabo e abobrinha. Normalmente seus pratos típicos vêm acompanhados de um bom vinho.

Principais pratos típicos

Cassoulet

Canard à l’orange

Croissaint

 

INGLATERRA

A culinária

Como todos os países que já pertenceram a um grande império, a Inglaterra incorporou receitas com os mais variados tipos de ingredientes. Mas jamais abandonou sua preferência por pratos típicos de países litorâneos.

O que comem

Ingleses adoram pão, queijo, batatas e peixes. Durante a tarde tomam seu tradicional chá, que normalmente é acompanhado por scones, uma típica bolacha britânica. Em ocasiões especiais, adoram um assado de carne vermelha ou frango.

Pratos típicos mais conhecidos

Fish and Chips

Pie and Mash

 

IRLANDA

A culinária

A culinária da Irlanda pode ser dividida em dois grandes grupos: tradicional e moderna. A primeira possui pratos simples e populares, com sabores intensos e marcantes. A segunda, mais voltada ao turismo, compõe-se de pratos refinados e com ingredientes sofisticados.

O que comem

Assim como seus vizinhos ingleses, os irlandeses adoram batata. O alimento é consumido em todo o país e de várias formas. Também é um ingrediente indispensável em muitas receitas irlandesas. Outra paixão é a cerveja Guiness, considerada um patrimônio nacional.

Pratos típicos mais conhecidos

Boxty

Coddle

 

ITÁLIA

A culinária

A culinária da Itália é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas e apreciadas do mundo. A tradição gastronômica do país foi herdada de diversos povos que passaram pelo mediterrâneo. No território pertencente à Itália já viveram as civilizações gregas e romanas, cujas populações tinham grande apreço pela gastronomia.

A tradição do país é diversificada porque durante muitos séculos o território foi dividido por vários povos. Cada um desenvolveu uma culinária independente. A Itália só foi unificada no século XIX.

O que comem

Massas, molhos, assados, enfim, o italiano come “tutto che fa bene”, como dizem. Devido às muitas adversidades que o enfrentou, tiveram que emigrar para muitos países nos últimos séculos, inclusive o Brasil. Seu modo de vida, incluindo o de comer, teve uma influência praticamente no mundo todo.

Pratos típicos mais conhecidos

Pizza de Napoli

Lasagna

Spaghetti

 

LONDRES         

A culinária

Há muitos séculos Londres é uma das mais importantes cidades da Europa. Seu legado cultural é percebido pelo respeito que todos têm pela gastronomia local. A cidade possui estabelecimentos que figuram entre os que mais investem em qualidade.

O que comem

A capital da Inglaterra é muito conhecida por sua comida de rua. O turista poderá experimentar os mais variados pratos dando uma volta pela cidade. Há restaurantes e lanchonetes para todos os gostos e bolsos.

Pratos típicos mais conhecidos

Fish and Tips
Wellingtonbeef

 

PORTUGAL

O pequeno país ibérico tem uma experiência gastronômica de mais de 10 séculos. Sua longa tradição marítima o possibilitou conhecer novos sabores, vindos de todo o lugar do mundo. O modo de comer do português também influenciou diversos continentes, desde seu período imperial.

O que comem

Os pratos portugueses são preparados com alimentos e especiarias de sabores fortes. A população do país adora peixes e frutos do mar, como é o caso do famoso bacalhau. Mas há outra paixão nacional: os doces. Portugal possui uma longa tradição de doçaria, com comidas de dar água na boca.

Pratos típicos mais conhecidos

Bacalhau
Caldo Verde
Pastel de Santa Clara

Comentários

Deixe uma resposta

10 − 5 =